Preocupações do Mundo Atual
Tipos de poluição
Introdução
Entende-se por poluição a introdução, direta ou indiretamente de substâncias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos na saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema ali presente.
Os agentes de poluição, normalmente designados por poluentes, podem ser de natureza química, genética, ou sob a forma de energia, como nos casos de luz, calor ou radiação.
Vários tipos de poluição.
Poluição Atmosférica:
É a alteração indesejável nas características físicas, químicas ou biológicas do ar, com consequências para os ecossistemas e para o ser humano.
Prevenção:
- Redução de transportes; uso transportes públicos,
- Transportes menos poluentes (híbridos); reforçar filtros nas unidades industriais;
- Reciclar o lixo;
- Reduzir consumos;
- Reutilizar recursos;
- Evitar o uso de CFCs e plantar muitas árvores.
Poluição hídrica:
Poluição da água é a contaminação de corpos de água por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos e plantas, assim como a atividade humana.
Prevenção:
- Maiores investimentos para instalação de estações de tratamento de esgoto;
- Intensificação na fiscalização de indústrias;
- Educação ambiental para a população em geral;
- Utilização de produtos químicos na agricultura menos agressivos ao meio ambiente;
- Obrigatoriedade de instalação de estações de tratamento nas grandes indústrias.
Poluição Visual:
Dá-se o nome de poluição visual ao excesso de elementos ligados à comunicação visual (como cartazes, anúncios, propagandas, placas, etc.) dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais e parques temáticos.
Acredita-se que, além de promover o desconforto espacial e visual daqueles que transitam por estes locais, este excesso tira a beleza às cidades modernas, desvalorizando-as e tornando-as apenas um espaço de promoção do fetiche e das trocas comerciais capitalistas. Acredita-se que o problema, porém, não é a existência da propaganda, mas o seu descontrolo.
Apesar de ser considerada por alguns como uma expressão artística, o grafite pode contribuir para a degradação visual de área da cidade.
Também é considerada poluição visual algumas actuações humanas sem estar necessariamente ligada à publicidade tais como o grafite, fixações, fios de eletricidade e telefónicos, as edificações com falta de manutenção, o lixo exposto não orgânico, e outros resíduos urbanos.
Prevenção:
- Criar leis que impeçam que todo o tipo de publicidade seja colocada em excesso e de forma desorganizada;
- Depositar lixo no chão;
- Evitar fazer gráfitis em locais impróprios;
- Obrigar a manutenção de edifícios;
- Criar e aplicar coimas.
Poluição do solo:
A Poluição do solo (terra) é a saturação da mesma com produtos nocivos como pesticidas e outros poluentes.
Prevenção:
- Recurso à cultura biológica e tratamento dos lixos (situação complicada, sujeita ainda a muito estudo).
Poluição sonora:
Poluição Sonora é qualquer alteração das propriedades físicas do meio ambiente, causada por som puro ou conjugação de sons, admissíveis ou não, que direta ou indiretamente seja nociva à saúde, segurança e ao bem estar. O som é a parte fundamental das atividades dos seres vivos e dos elementos da natureza.
Prevenção:
- Desenvolvimento de silenciadores para colocar nas máquinas industriais e veículos.
- Respeitar os decibéis impostos pela lei.
Poluição Luminosa:
É o excesso de luz artificial emitido pelos centros urbanos, com destaque para as grandes cidades. Pode ser emitida de diversas formas, como através de grandes anúncios publicitários, luzes externas nos edifícios, entre outros, mas a principal fonte desta poluição reside na iluminação pública
Prevenção:
A melhor forma de evitar o problema, é resolvê-lo de raiz. Basta que as autarquias substituam os candeeiros pouco eficientes por outros mais eficientes. Os candeeiros pouco eficientes aumentam em cerca de 40% o consumo de energia das cidades, facto mais do que suficiente para começar a corrigir essa situação tão breve quanto possível.
Nation Branding
O conceito e opinião do grupo
O conceito de "marca de um país" tem uma raiz britânica, o termo foi cunhado pela primeira vez pelo britânico Simon Anholt assessor de política em 1996, como "as combinações de estudos do país de origem, que incorporam abordagens políticas, culturais, sociológicos, históricos e a identidade nacional ".
Na prática definir a marca de um país resume-se a técnicas de comunicação de marketing para promover a imagem de uma nação cumulativamente a indicadores sócio culturais que podem retratar de forma mais ou menos fidedigna a marca de uma nação.
Neste momento de agitação económica e cultural, Portugal tenta recuperar a sua marca de nação, mostrando ao mundo, através dos meios de comunicação social, dos nossos dirigentes políticos e pelos portugueses em geral, o que de bom fazemos e poderemos vir a fazer.
Resistência Cultural
O conceito e opinião do grupo
Neste momento da nossa história os meios de comunicação social, tentam uniformizar e estabelecer padrões de vida. Está instalada uma cultura de massas, “cujas características essenciais seriam a homogeneidade, a baixa qualidade e a padronização dos gostos, ideias, preferências, motivações, interesses e valores”.
Existem ainda pessoas que tendem a resistir aos novos padrões de vida, questionando a qualidade e benefícios de novas modas.
Globalização - Conceito
É um processo económico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo inteiro. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
O conceito de Aldeia Global encaixa-se neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e económicas de forma rápida e eficiente.
Processo económico:
Com objetivo principal de aumentar as relações comerciais, muitos países juntaram-se e formaram blocos económicos. Assim, surgiram a União Européia, o Mercosul, a Comecom, o NAFTA, o Pacto Andino e a Apec. Estes blocos fortalecem-se cada vez mais e já se relacionam entre si. Desta forma, cada país, ao fazer parte de um bloco económico, consegue mais força nas relações comerciais internacionais.
Processo cultural:
Cultura é um conceito que aborda basicamente o conjunto de diversos aspectos, tais como crenças, valores, tradições, leis, morais, línguas, de uma sociedade. Globalização Cultural, é o meio em que há trocas de culturas, marcas, entre pessoas independentemente do local onde se encontrem.
Divisão Global Norte/Sul
A divisão global entre o hemisfério norte e o hemisfério sul é notada através de uma visão global, abarcando aspectos económicos, sociais, climatéricos, dando uma noção de que no norte estão representados os países ricos e desenvolvidos, e no sul os países pobres e subdesenvolvidos.
Esta divisão global entre estes hemisférios é uma questão que resulta principalmente do aumento da concentração de riqueza, que começou devido à industrialização dos países do norte que vão buscar as suas matérias-primas a baixo preço aos países do sul, transformando essas matérias, num produto final, voltando depois a vender estes produtos, com um preço acrescido, ao hemisfério sul, provocando assim um endividamento destes países.